terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A curta história de Sandrinho (1ª parte)


Ano de 1975--Por recomendação Médica...devido ao stress de tantas costuras Mudamos de Florianópolis para Mafra...interior de Santa Catarina. Com a venda de nossa casa na Capital, meu ex-marido comprou tres terrenos e em um deles construio outra casa para nós.
Moramos de aluguel por algum tempo.Minha saúde não melhorava...então procuramos por um bom médico e nos recomendaram um ginecologista, que atendia também como clínico geral.
Depois de muitos exames, foi constado que eu estava com a vesícula muito cheia de cálculos e precisava ser urgentemente retirada.
Fiz a cirurgía , passei bem e em sete dias ja estava em casa.
Passaram alguns dias , me recuperei rapidamente , voltei ao médico e aproveitei para fazer também um exame ginecológico.
Senti um pouco de preocupação nas palavras do médico quando falou--vc está grávida !!!??-- Estou???
Minha alegria foi muito grande....este seria meu quinto filho e eu estava certa que seria um menino......pois se a terceira estivesse viva eu estaría com quatro meninas, era hora de vir um menininho.....A gravidez foi normal...a única diferênça das outras é que ao invés de Eu sentir dores de dentes e enjoos" era meu marido que sentia".
Quase dez meses se passaram. Eu não sabia o tempo exato (mas mãe não se engana) . Foi providenciada então uma cesariana.
Quando estava voltando do estado anestésico,naquela alegria que toda mãe de verdade sente, aos pés da cama estava o pediatra , meu ex ,muito tristinho sentado ao lado da cama..
.Ainda sonolenta ,olhei para o pediatra e..... Vejam as palavras que o pediatra dirigiu a mim.....-----O QUE VCS FIZERAM COM TEU FILHO?, Co m espanto eu perguntei---Que aconteceu? -Ele não me respondeu ...virou-se e saiu do quarto.
Meu ex começou a chorar e saiu do quarto também !!! Com o susto e sem saber o que estava acontecendo, talves tentei levantar ,não lembro . Tive uma hemorragia e só voltei a mim dois dias depois.
Alguns amigos estavam no quarto, tentando me consolar e eu nem sabia o que estava acontecendo.
Nisto chegou uma enfermeira, pediu que todos se retirassem, queria falar comigo a sós. ---olha minha querida...teu bebê é um menino como vc queria....mas nasceu com Hidrocefalía-- ???? (eu nem sabia o que era isso), e o fato de saber que estava vivo para mim era o mais importante.
----Quero ve-lo-- .Ela me levou até o berçario , e pelo vidro apenas ,pude ver meu bebê. Só neste momento vi o que era Hidrocefalía. (continuo no px. post)





Para quem não sabe o que é Hidocefalía: Minha mãe contava que havia tido um bebê com" água na cabeça", mas eu não fazia a menor idéia de como era.Hidrocefalia é comumente conhecida como 'água no cérebro', embora este termo não seja preciso. É a condição onde os espaços de fluído no cérebro (ventrículos) se tornam alargados. O sistema ventricular se dilata quando o fluxo é obstruído.Se as vias de drenagem do líquor forem obstruídas em algum ponto, o fluído se acumula nos ventrículos do cérebro, causando neles um inchaço - resultando na compressão do tecido ao redor. Em bebês e crianças, a cabeça se alargará; em crianças mais velhas e adultos, o tamanho da cabeça não aumenta porque os ossos que formam o crânio já estão completamente unidos.
O tratamento mais comum das hidrocefalias é através de cirurgias chamadas de derivações, ou seja, que derivam o LCR das cavidades onde naturalmente se represa e drenam para outras cavidades do corpo, diminuindo assim o excesso de líquido dentro dos ventrículos. A drenagem é feita por catéteres delicados que têm em seu trajeto uma válvula que controla a quantidade de líquido que deve ser drenada. Há grande diversidade de válvulas disponíveis nos dias atuais, sendo necessário escolher a que melhor deve se adaptar a cada paciente. A cirurgia mais freqüentemente realizada é a derivação ventrículo peritonial, quando o catéter é colocado de modo a drenar o LCR dos ventrículos para a cavidade abdominal.
Esta foi a imagem que vi de meu bebê, pelo vidro da maternidade. (continua

Nenhum comentário:

>