domingo, 17 de junho de 2007

O casacão de pele da Madame


Ano de 1972---- Eu morava em Florianópolis com meu ex- marido e minhas filhas; a mais velha tinha 7 anos, a segunda 6 e a terceira ( também ja falecida) um aninho. Tínhamos recem construido e para ajudar nas despesas comecei a "costurar para fora" costuras sob medida???? Um pouco receosa claro, porque na verdade eu aprendi a costurar sosinha, fazendo roupinhas para minhas filhas. Mas sempre fui muito corajosa e entrei no mundo da moda.
Fiz um cursinho por correspondência----"Circulo Familiar" de São Paulo. O curso era de seis meses...mas fiz apenas um mês, porque as costuras ja estavam chegando.
O curso era excelente.....muito bom, mas meu tempo era pouco para me dedicar aos estudos. Eu tinha muita criatividade ;era simpática, então rapidamente conquistei a clientela.
Em pouco tempo me tornei uma boa Modista e as Sras (madames) me escolheram para me "ajoelhar a seus pés".......( sempre que ia marcar uma bainha era necesário me ajoelhar) mais tarde mandei fazer uma escadinha.
Contratei uma mocinha ...Maria...,para fazer serviços de mão ,pois não levo muito geito para isto.Sou impaciente)........
.Meu ex-marido, era funcionário público, trabalhava o dia todo, mas quando chegava em casa me ajudava nos afazeres domésticos e atendia as criânças.
Numa quinta feira...as quatro horas da tarde..chegou uma Sra. muito elegante , acompanhada de seu motorista particular carregando nos braços muitas peles, na hora pensei que era um bicho de estimação mas chegando mais perto vi que eram peles de verdade.
Me deu um "frio na barriga" mas esperei para ver o que ela queria. ---- céus!!!!! era exatamente o que eu temia!!!!!!!!! queria que lhe fizesse um casacão , para o dia seguinte , as dez horas da manhã,pois pretendia ir para o Canadá e lá fazia muito frio e .......e..................
. Fiquei em pânico......A pele para costurar é terrivel, tem uma técnica especial para acertar os pêlos e eu só tinha uma máquina (Elgin Zig-Zag).
Bom: eu tinha duas escolhas, se não aceitar..., perderia com certeza meu prestígio,--- aceitar e acertar---sería uma vitória para mim profissionalmente....
ACEITEI..... Tomei um banho...tentei..relaxar um pouco. Fiz os moldes da vítima (da freguesa) , coloquei as peles no chão e fui colocando os moldes. Deu certo....cortei tudo, montei as peças.....Estava montado o casaco.....
Porém....; eu havía esquecido dos bolsos !!!!!!!! um casacão sem bolsos não podería ser!!! e eu não sabia fazer bolso embutido......e agora?
Era ja muito tarde da noite.......meu ex-marido dormia, com as criânças.
Cançada e com fome me "entreguei para para os paraguaios"comecei a chorar baixinho , e pedi a meu anjo da guarda para me ajudar.
- Coitado de meu anjo da guarda, não lhe dou descanço .
As sete da manhã meu Ex me chama --GALÊGA !!!!! vc dormiu sentada na máquina !!!!!terminou o casaco? conseguiu? acorda...vai deitar na cama!!
Meia sonolenta .......o casacão de peles da Madame estava no meu colo...quando ergui para mostrar !!?? ESTAVA PRONTO SIM----até os bolsos embutidos!!!!!!---- detalhe---os bolsos foram costurados todinhos a mão...
.A última coisa que lembro; é que apoiei a cabeça sobre meus braços ,para meu ex marido não me escutar .

Nenhum comentário:

>